Logotipo

Logotipo

segunda-feira, 23 de maio de 2011

V Semana da Biologia - UFOP

O conceito de biodiversidade inclui todos os produtos da evolução orgânica, ou seja, toda a vida biológica no planeta, em seus diferentes níveis - de genes até espécies e ecossistemas completos -, bem como sua capacidade de reprodução. “Corresponde à ”variabilidade viva", ao próprio grau de complexidade da vida, abrangendo a diversidade entre e no âmbito das espécies e de seus habitats.

A diversidade da vida é elemento essencial para o equilíbrio ambiental planetário, capacitando os ecossistemas a reagirem melhor às alterações sobre o meio ambiente causadas por fatores naturais e sociais, considerando que, sob a perspectiva ecológica, quanto maior a simplificação de um ecossistema, maior a sua fragilidade. A biodiversidade oferece também condições para que a própria humanidade adapte-se às mudanças operadas em seus meios físico e social e disponha de recursos que atendam a suas novas demandas e necessidades. Historicamente, as áreas de aproveitamento de recursos genéticos e biológicos têm sido inúmeras, destacando-se a alimentação, a agricultura e a medicina, dentre outras aplicações.

Em linhas gerais, duas grandes motivações contribuíram para a emergência recente da problemática da perda de biodiversidade na cena internacional e para determinar o seu caráter estratégico. Uma delas relaciona-se ao aumento da percepção, pelos cientistas e por crescentes segmentos da sociedade em geral, a respeito da urgência e da importância de se tomarem medidas de maior alcance visando a resguardar a existência das diferentes formas de vida na Terra.

A outra motivação, e talvez a mais fundamental, deve ser compreendida no contexto da passagem de um paradigma tecno-econômico intensivo em recursos naturais para um outro baseado em informação e no uso crescente de ciência e tecnologia no processo produtivo. Nesse contexto, a motivação determinante para o recente alarde em torno da questão da biodiversidade vem sendo a possibilidade, através do avanço da fronteira científico-tecnológica, de manipulação da vida ao nível genético, potencializando largamente seus usos e aplicações e ampliando o interesse de importantes segmentos econômicos e industriais na biodiversidade como capital natural de realização futura.

Dessa perspectiva, é principalmente como matéria-prima das biotecnologias avançadas que a biodiversidade assume hoje um caráter estratégico, valorizando-se nem tanto a vida em si, mas a informação genética nela contida. A biodiversidade investe-se assim de um duplo significado: enquanto elemento essencial de suporte à vida e enquanto reserva de valor futuro, sendo transformada de mero recurso antural em recurso informacional.

Para a discussão sobre os diferentes aspectos e ramos da biotecnolodia e biodiversidade, a V Semana daBiologia - UFOP - levanta a questão: "BIODIVERSIDADE E BIOTECNOLOGIA: desafio ou solução para a ciência moderna?", e contará com palestras, mesas redondas, mini-cursos e concurso de fotografia.

A V Semana da Biologia UFOP acontecerá do dia 12/09/11 ao dia 16/09/11 no Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (ICEB) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) .

Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19651998000100002 em 23 de maio de 2011

3 comentários:

  1. Gostaria de participar do evento, como faço a inscrição?

    ResponderExcluir
  2. Olá, gostaria de participar do evento mas não ficou claro para mim em qual categoria eu me enquadro. Sou biólga (bacharel e licenciada)pela UFOP e acabei de defender o mestrado no PROAMB-UFOP na área tecnologias ambientais. Quando abrirem as incrições não terei vínculo com a UFOP.
    Atenciosamente,
    Keicilane Guedes

    ResponderExcluir
  3. Olá, Keici... vc se enquadra na categoria Estudante (R$35,00).

    Eliete, as inscrições serão feitas através do email semanadabiologiaufop@gmail.com. Mande um email solicitando a ficha de inscrição.

    Att

    ResponderExcluir